quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Pobre Engenheiro Desempregado

Bom pessoal... o que posso dizer?

Após muita pressão, clima ruim na empresa e minha decisão de não me matar mais por um emprego lixo, a situação desandou, como eu já esperava, e tive que apresentar minha carta de demissão.

Meu plano era diminuir meu stress, pois estava insuportável. Eu sabia que corria o risco de ser demitido e a essa altura seria um alívio. Porém, como trabalho em uma empresa totalmente amadora, com pessoas sem escrúpulos, passei por algumas situações que jamais imaginei e não tive outra escolha a não ser pedir demissão e passar minhas atividades o mais rápido possível. A direção da empresa pediu para eu pensar um pouco, mas não estou vendo como continuar na empresa. Uma última chance que vejo seria diminuir meu salário e "responsabilidades", pois prefiro ganhar menos do que sofrer como eu estava. Vamos ver como a situação evolui.

Estou sentindo uma mistura de alívio, tristeza e preocupação. Desse emprego só vou sentir falta do aporte e nada mais. Quero esquecer essa experiência horrível. Estou aliviado por não ter mais que dar satisfação sobre as merdas que eu estava vendo e fazendo parte; estou triste pois não depende só de mim, então não consegui reverter a situação; e preocupado pois sei que não vai ser fácil conseguir outro emprego e agora vou ter que pensar em alternativas, talvez um pequeno negócio de esquina (porém não tenho capital).

Hoje de manhã fui ao mercado comprar sabão em pó e umas latas de Bavaria e é um sentimento muito ruim pensar em cada item que vai comprar e por que.

Vou fazer um post sobre o resumo da minha situação atual e algumas possibilidades, mas acima de tudo vou cumprir minha promessa de relatar tudo aqui, nem que seja a minha derrota para servir de exemplo.

Conto com as idéias de vocês, amigos!

26 comentários:

  1. É amigo, pedir demissão nem sempre é o desejavel, mas é uma medida necessária para se manter com saúde.
    Do que adianta conseguirmos a IF sem ao menos poder a aproveitar?

    Com o capital que você tem dá para abrir pesquenos empreendimentos. Já vi franquias de camisetas pela metade do preço.

    A vida segue.

    Sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Que bad PE! :/
    Não sei se teria essa coragem com o mercado do jeito que tá
    Que tudo dê certo
    Bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para eu preferir ficar desempregado é pq a coisa tava feia... nunca vi uma empresa tão zoneada. Obrigado

      Excluir
  3. cara, tente uma mesa, uns galoes de suco e salgados num ponto movimentado. faça algo q pareça assiado e limpo. se vc tem um pouco de cara de pau, tenta fazer uma especie de raspadinha entre seus colegas aonde eles tem q pagar 5 para ganhar 50, as chances estao a seu favor, o risco existe e é algo a ser enfrentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas idéias... correria. É por aí mesmo que tô pensando. Qq coisa é melhor do que ficar num cargo mais ou menos, mas sem vida.

      Excluir
  4. Tá feia a coisa rapaz, já pensou em ir pro interior ou norte do país ou até mesmo outro país. Tenho um primo que se formou em engenharia civil no ano passado e ele está fazendo isso. Existem vagas pra área de engenharia em algumas cidades que estão em "reconstrução".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma possibilidade, mas não gostaria de sair de Belo Horizonte.

      Excluir
  5. Força confrade, estamos na torcida vc vai dar a volta por cima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Tenho acompanhado seu blog e gosto. Vi que seu mês de janeiro foi desafiador financeiramente, mas é isso aí... negócio é seguir em frente

      Excluir
  6. Situação delicada a sua, mas não é nada que não dê pra contornar.
    Sabendo que você está em bh eu sugeriria um curso de barbeiro, ou pedreiro, encanador e esse tp de coisa da construção civil no instituto da construção, vc que sabe melhor a situação desse mercado sabe se vai valer a pena ou não, e vc já tem um certo know how

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei em um pequeno negócio de reparos, tipo marido de aluguel, só que mais profissional.

      Excluir
  7. PE, você está sob muito stress... antes de mais nada relaxe para pensar com a cabeça fria. Há alguns anos (uns 10) eu estive numa situação similar. Tracei um plano: entrar numa boa empresa ou sair fora do BR - fiz o IELTS e busquei mestrados fora. Aí entrei numa empresa legal e fui aprovado em vários mestrados (Inglaterra, Holanda, Suécia, Finlândia)... fiquei no Brasil (kkkk), mas o plano deu certo. Acho que foi o melhor planejamento que fiz na minha vida.

    Você comenta que quer empreender e não tem grana. Será que você não acha que quer empreender, tem grana e não tem tempo?

    Adicionei você.
    http://investirparaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu... adicionei o seu blog. Cara, no momento tenho todo o tempo do mundo e se vc leu meu blog viu que não tenho grana. Tenho que tomar uma decisão: tentar achar outro emprego e ir pagando as contas, diminuindo o patrimônio mês a mês, ou arriscar e investir tudo em um negócio. Mas concordo que tenho que manter a calma.

      Excluir
  8. Cara, como já falaram acima, o desemprego está em alta, pedir demissão agora é perigoso, você o fez, mas tipo? Algumas coisas não perdemos, apenas ganhamos, não desanime, e fique firme, abraços, sempre visito teu blog quando posso. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado... adicionei seu blog. Para eu ter pedido demissão vc imagina como estava a situação da empresa. Agora é pensar pra frente!

      Excluir
  9. Tenso. Espero que consiga um emprego em sua área de atuação. Caso não consiga, considere trabalhar de garçom no Outback... ouvi dizer que começa ganhando R$ 2k+.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Acho que dá pra arranjar algo pra ganhar uns 3000... vamos ver

      Excluir
  10. Fala colega engenheiro!
    Cara, boa sorte para você! sei bem como se sente e o que passou para chegar onde chegou...

    Se puder, visite meu blog pessoal de finanças também!

    http://pobrejapa.blogspot.com.br/

    Grande abraço, e boa sorte na recolocação meu caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Pelo que li em seu blog acho que vc sabe bem como é difícil para um pobre de família humilde fazer engenharia e entrar no mercado sem contatos e alianças, sem poder fazer parte do mundinho político nojento (e não querendo fazer parte). Enfim... boa sorte pra vc tb

      Excluir
  11. Não tá fácil com essa crise, mas não dá pra aceitar uma situação dessas. A saúde física-mental é o maior patrimonio que um individuo pode ter. Boa sorte no futuro emprego!abraço

    ResponderExcluir
  12. pobre engenheiro veja esse vídeo vale a pena

    Não sou um RG pra alimentar CNPJ
    https://www.youtube.com/watch?v=96JjMYdhLUg

    ResponderExcluir
  13. Estou na mesma situação, não aguento mais trabalhar na empresa, tenho responsabilidades de engenheira, administradora etc e tal numa empresa mediucre com um chefe mil vezes mais mediucre.. que somente teve sorte... e alem de tudo trabalho 40h por miseros 800 reais... nem nos piores dias da faculdade de engenharia, nem quando os professores nos tratavam como lixo, nunca me senti tão humilhada.

    ResponderExcluir