quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A estratégia de um pobre contra a empresa opressora

Como sabem, estou sendo massacrado desde o ano passado pela empresa para a qual trabalho, com desculpas como crise e corte de custos.
Vocês já devem estar imaginando que tenho uma posição intermediária na empresa, ainda mais quando falei que não tenho direito a horas extras. Realmente tenho subordinados... calma, não sou gerentinho opressor! (Mas como vc acha que eu poderia aportar R$3000? Sendo peão???). Porém esse fds que eu fui trabalhar me toquei de uma coisa: eu sou apenas mais um funcionário nessa empresa ridícula. Por que tenho que ficar sofrendo? Deixa os chefinhos casadinhos segurarem a pressão de volta! Sabe, eles falam que estão lá fora para me ajudar, mas eu respondi para eles: não! Eu estou aqui para ajudar vocês! Então, agora quero que me digam o que fazer para tirar essa empresa da merda! Se querem que eu diga como fazer isso me coloquem como diretor com um bônus poderoso para que eu tenha motivação!

Valeu aí cambada... pra mim já deu


Foi muito bom ficar na empresa no fds respondendo emails com bastante falta de educação, apontando todas as falhas da empresa, porém de uma forma bem profissional, sem que eles possam argumentar (como falei, a empresa tem várias falhas, até descumprindo a lei).
Outra coisa que eu fiz foi aproveitar que estava vazio no fds e ir no arquivo da empresa pegar alguns documentos para tirar cópia, inclusive do meu contrato de trabalho que lembrei que não tinham me dado uma cópia. No meu contrato fala claramente que meu horário é de 9h até 18h, segunda a sexta, e que eu me comprometo a trabalhar fds e feriados, ou horas extras, SENDO COMPENSADO COM FOLGAS OU PAGAMENTO CONFORME A LEI. Que sensação de vitória que foi a de copiar esse contrato e enviar para a matriz dizendo que de agora em diante vou assinar meu ponto de acordo com as horas trabalhadas (aí coloquei entre parênteses que eles podem olhar na câmera se quiserem para conferir meus horários, com bastante sarcasmo).

Aqui cabe uma observação: eu tenho que cuidar do ponto dos meus subordinados, pois ao enviar para aprovação a matriz confia na minha conferência (o gerente responsável pelo Brasil fica lá fora). Em dezembro eu tirei férias (só no papel, pois como pobre que sou tenho que trabalhar mesmo em férias). Aproveitei e passei uns dias fora da empresa, como qualquer pessoa em férias. O que aconteceu? O playboyzinho do financeiro, que tem inveja de mim e do meu salário (que nem é tão alto mas o dele é menos da metade - CHUPA!) armou para mim: ele fez uma pesquisa nas câmeras, anotou observações sobre o horário dos funcionários, ENVIOU PARA A MATRIZ SEM ME FALAR e ficou quietinho. Ou seja, vocês podem ver que a empresa é uma zona total e vale tudo.

O que eu fiz? Enviei mais um email mal educado falando que se esse tipo de atitude será tolerada, que de agora em diante não me peçam para olhar porra nenhuma na empresa e eu vou fazer só o meu trabalho! Pronto...

Estamos tendo problemas com um cliente pois como a empresa é totalmente anti ética e não contratou o número certo de empregados para as operações, temos problemas de acúmulo de horas extras além do limite legal. O cliente já enviou uma advertência no passado e agora está querendo discutir o assunto de novo. O que acontece: recebo instruções da matriz: "Pobre Engenheiro", vai lá falar com o cliente e aliviar a barra. Ou seja, além da porra da minha função tenho que usar diplomacia para amenizar conflitos. Eu fiz isso da primeira vez e sabe o que vou fazer agora: simplesmente vou abrir o jogo com o cliente que a empresa é um lixo e realmente está fora da lei e para ele fazer o que achar melhor. Não vou assumir responsabilidade, ainda mais por uma empresa que está ilegal. Pronto...

Nossos funcionários falaram na última reunião que vão chamar o sindicato. Eu quero ver o circo pegando fogo e os bombeiros de greve. Não vou mais acalmar a galera como eu fazia. Pronto...

Resumindo minha estratégia: vou fazer o meu, seguir meu contrato como manda a lei e vou ignorar as confusões. Não vou mais ficar colocando o meu na reta só para manter meu emprego.

Uma coisa que estou com medo é que pelo histórico da empresa já vi muita merda, então para eles saírem do país e darem o calote não custa. Mas para isso tb tenho um plano: vou colocar uns computadores e equipamentos no porta malas e sumir! Eles que venham atrás...

Eu indo embora com os equipamentos da empresa para compensar por não ter recebido meu acerto
 
 Crise é o caralho! Eu quero paz...

22 comentários:

  1. Iniciativa privada é foda, é possível conseguir bons salários, porém é difícil achar alguma empresa em que se tenha paz e tranquilidade para trabalhar.
    Boa sorte ai!

    adicionei seu blog no meu blogroll, se puder adiciona o meu ai:
    http://doutormuquirano.blogspot.com.br/
    valeu!!

    ResponderExcluir
  2. "vou colocar uns computadores e equipamentos no porta malas e sumir! Eles que venham atrás..." kkkk rachei de rir aqui.

    Cara, sei exatamente o que você passa. Queria poder dizer, que tudo vai melhorar, mas não vai. Iniciativa privada no Brasil é um lixo, em qualquer área. Não há felicidade na iniciativa privada, sendo empregado, por melhor que seja a empresa.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei cara... já sofri demais. Quando não é mercado ruim é playboy tirado e chefinho opressor. Por mim eu até segurava, mas tô com medo é de implicações legais e de falência

      Excluir
  3. Com uma passagem por furto a sua ex empregadora, nao vai ser facil conseguir outro emprego...boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido que eles venham ao Brasil atrás de uns computadores, ainda mais que no caso de eu levar os equipamentos é porque eles não me pagaram a rescisão... certo?

      Excluir
  4. Toda empresa terceirizada tem ilegalidade, o pior é que sempre o cliente sabe, só faz vista grossa.
    O que deixa mais puto é quando o cliente se diz a casa da lei, mas só fode com seus funcionários.
    Trabalhei em uma que na ordem se serviço para fazer a troca de uma tomada registrava um rolo de fio.
    Porra 100m pra trocar uma tomada!!!
    O cliente sabia dessa porra e com certeza comia uma grana também pra deixar rolar tanta putaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza sempre tem ilegalidades. Nesse caso o que aconteceu é que teve um acidente com um funcionário do cliente, aí vc já viu né: fica todo mundo sério, de repente todos cumprem a lei.

      Excluir
  5. Prezado Pobre Engenheiro, imagino que vc esteja na casa dos 30 anos, deva ganhar entre 5 e 10 mil por mês e, pasmem, tem um patrimônio de apenas 18 mil!!! Que lástima!!! Vc precisa aportar mais, vc deve ser um consumista desenfreado e que foi severamente estuprado financeiramente por causa de um casamento malsucedido. Fico feliz que tenha acordado, mas por gentileza não cometa o erro de casar novamente, senão a IF nunca chegará!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh e para como essa palhaçada de usar droga. Quer fugir da realidade Zé-Droguinha?

      Excluir
    2. Amigo, um pobre cheio de ansiedades e frustrações toma várias decisões erradas. Quanto às drogas, quem não quer sair dessa realidade? Porém é um assunto muito pessoal e cada um tem que saber quando está prejudicando. Obrigado pelo conselho.

      Excluir
  6. Sua empresa é mais zuada que a minha nossa. A minha também faz essa putaria igualzinho de horário chega a ser ridículo. É revoltante não saber a hora que vai sair, minha vida é uma completa merda por causa disso.

    A sensação de alívio que estou nos últimos dias com o plano FGTS está muito boa mas ainda sim é foda porque tem dias que eu posso sair mais cedo e deixar o pau comer mas eu fico com medo, essa porra de medo arraigado é foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei a facilidade deles para ficar sem vc mas aqui eles dependem de mim pois a equipe é pequena, até pela incompetência deles em estruturar melhor a empresa. Foda que SP é todo mundo viciado em trabalho, então vc tem que manter o nível (nossa, odeio aquelas minas com papos de trabalho querendo aparecer). Cara, vc é um vencedor! Não tenha medo! Deve ser uma sensação muito boa fazer o seu, ficar na sua e pensando: foda-se! Me demitam se quiser! O meu tá guardado no banco. Ainda chego lá... abraço!

      Excluir
  7. Você é registrado como engenheiro? Ganha o piso? Recomendo que assim q for mandando embora entre com uma ação contra a empresa. Guarde tudo para comprovar q fez horas extras (emails, ponto, fotos, sei lá).... dê uma pesquisada aqui:

    http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=Sal%C3%A1rio+engenheiro+TST&c=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Processo só em último caso. Vou tentar forçar a barra para as coisas melhorarem, enquanto isso já estou de olho em outras oportunidades. Valeu

      Excluir
  8. Complicada sua situação, é horrível trabalhar eu um ambiente assim.

    Não sei qual é a lógica para criticarem tanto o emprego público, se vc pode ter um nível de vida melhor. Só se a pessoa pensa em ser o salvador da pátria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A essa altura aceito qualquer proposta... foda ter ânimo pra estudar tb

      Excluir
  9. Iniciativa privada é complicado. Deve dar uma raiva trabalhar em uma empresa assim. Cara apenas corra atrás dos seus direitos e faça o que puder segundo o seu trabalho. O que não for seu trabalho deixe a bomba estourar nas mãos dos otários casadinhos. Só sei que evite colocar a empresa no pau até porque estamos vivendo uma crise. E é melhor na pior empregado do que na melhor e desempregado. A vida é dura para os betas. Mas claro não seja bobo. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Vida sofrida de engenheiro, estamos juntos amigo!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Pelo menos aqui conto com pessoas realistas e que sei que vão dar ideias boas. Estou precisando...

      Excluir
  11. Eu abandonei a faculdade de engenharia por causa dessas putarias. Empresas de engenharia são o lixo do lixo onde pode-se trabalhar. LIXO TOTAL. Sou técnico em edificações, ganho um lixo de salario e tenho responsabildades de um engenheiro. Tenho que orçar a obra, tocar a obra, controlar os chimpas, arrumar alguns desenhos e projetinhos, pedir habite-se, aprovar alvarás. É uma vida do Cão.
    Recentemente fui coagido a trocar a CLT por PJ para ter um aumento de 1k no salario (que fazendo as contas vai tudo em impostos).
    Resumo, estou fodido, o que ganho não da pra sobreviver. Não tenho FGTS nem porra nenhuma e Durante os 03 anos de CLT nunca tive 01 misera hora extra paga, sempre no papinho de que sou funcionário de confiança e não cabe os pagamentos de Horas Extras.

    ResponderExcluir